terça-feira, 5 de agosto de 2008

Vegetação da China

Vegetação chinesa

China oferece uma grande variedade de solos que correspondem-se aproximadamente com as regiões geográficas. Ao norte da China encontramos na Bacia do Tarim o cinzento desértico, os pardos e férteis loes da planície, o castanho terreno florestal da Manchuria e as produtivas terras aluviais da Grande Planície do norte. Na China Central a Bacia Vermelha caracteriza-se por um fértil solo florestal cinzento-castanho, e a planície e delta do Yangtsé pelos seus terrenos aluviais. Na China meridional o solo é vermelho com abundantes materiais lateríticos. No Tíbet destacam os terrenos pedregosos, semelhantes aos montanhosos da tundra.
Dado o fato da China ser um enorme país, que abarca os mais variados climas, não é surpreendente que exista uma grande variedade de espécies vegetais e animais. Parece que a vegetação natural da China estava formada por bosques mistos discontínuos de caducas e coníferas próprios de zonas temperadas; mas devido ao cultivo intensivo, esta vegetação desapareceu há muitos séculos. Desgraçadamente o impacto humano chega a ser considerável, por isso a riqueza natural é rara ou está em perigo de extinção. O governo tem estabelecido mais de 300 reservas naturais, protegendo por volta de 1, 8 % do território. O maior problema é a destruição do habitat causado pela agricultura intensiva, a urbanização e a produção industrial.
A flora tem "progredido" bem, apesar da pressão de mais de 1.000 milhões de pessoas, mas a desflorestamento, o pastoreio e os cultivos intensivos têm feito grandes estragos.
A última grande extensão florestal chinesa está na região sub ártica do nordeste, perto da fronteira russa. Pela sua diversidade de vegetação, a zona em redor de Xishuangbanna, no sul tropical, é a mais rica do país. Esta região também procura habitat para manadas de elefantes selvagens; porém, tanto os seres vivos como a floresta tropical estão sob a pressão da agricultura, da tala e da queimada.
Talvez a planta cultivada mais bela seja o bambu. Há muitas variedades e é cultivado no sudeste, para ser utilizado como material de construção e alimento. Outras plantas úteis incluem ervas, entre elas o gínseng, horquilha dourada, angélica e fritilaria. Uma das árvores mais raras é o abeto branco de Cathay na província de Guangxi.

7 comentários:

. Amaanda' disse...

eu pesquisei a vegetaçao da china la fala sobre muitas coisas menos especificamente qual e a vegetaçao da china

Bruna Alcantaras make up disse...

EU PROCURO A VEGETAÇAO DA CHINA E NAO TA FALANDO DISSO DERRRRRRRRRR
BRUNA DIZ SEM CONDISOES DE FAZE TRABALHO :(

Rayssa disse...

Eu achei um maximo!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

thiago

ta um lixo esse sait
n tem nada do q eu kero

Nana & Juh (y)² disse...

realmente ta uma merda!-'-

Unknown disse...

não tem como fazer um trabalho...
preciso de vegetação da China..e isso, naum fala de modo especifico, o que é...

Giihbrando disse...

Vc tirou tdo do Wikipédia!

E nem colocou os créditos!

Podem ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/China#Relevo

http://pt.wikipedia.org/wiki/China#Flora