terça-feira, 5 de agosto de 2008

Clima da China

Clima Chinês

O clima na China em geral é o clima de monção continental, com grandes amplitudes térmicas.
No norte e interior, o clima é continental, Junto à Mongólia o clima é mesmo desértico. No sudeste e no sul o clima é tropical húmido do tipo monção. As temperaturas variam entre 0 °C e 22 °C, em Janeiro, e entre 23 °C e 37 °C, em Julho.
Nas bacias montanhosas e planaltos do interior os verões são quentes, os invernos frios e a chuva escassa. No Norte prevalecem condições desérticas e semidesérticas. A maior parte da população vive no Leste, especialmente nas planícies do Huang He (rio Amarelo) e do Chang Jiang (o Iansequião), com os seus férteis solos de aluvião. A norte do Huang He a quantidade de chuva é limitada e as colheitas principais são o trigo, o milho e o algodão. Mais para sul, uma maior pluviosidade e a irrigação permitem que o arroz cresça em abundância, tal como o chá, a cana-de-açucar e os legumes.
A intensa pressão populacional e a escassez da terra levaram ao desenvolvimento da agricultura em socalcos, com o cultivo do arroz nas encostas das colinas. As povoações ocupam áreas estreitas e apertadas para poupar terra valiosa.
O inverno começa em setembro e acaba em abril. O vento frio chega da Sibéria e do Planalto Mongol ao norte da China. De norte a sul, a temperatura no inverno é muito diferente.
De abril a setembro é o verão. O verão é quente e chuvoso, com pouca diferença de temperatura entre o norte e o sul.
Baseando-se na temperatura, pode-se dividir o território chinês em seis zonas: faixa equatorial, zona tropical, zona subtropical, zona quente temperada, zona temperada e zona fria temperada.
Baseando na umidade, a China contém quatro regiões: úmida, meio úmida, meio seca e seca, as quais ocupam 32%, 15%, 22% e 31% do território chinês.

Nenhum comentário: