domingo, 1 de junho de 2008

Localização da China

Localização da China:

Localizada no norte do Hemisfério oriental, a China está situada na parte oriental do continente asiático e na costa oeste do Oceano Pacífico. Possui o terceiro maior território do mundo.
De norte a sul, o território da China estende-se por cerca de 5500 quilômetros desde a linha central do canal principal de navegação do Rio Heilong, a norte da vila de Mohe, na província de Heilongjiang, até ao recife de Zengmu das Ilhas Nansha no Mar do Sul da China (perto da latitude 4º N). De oeste a este, a China estende-se por 5 200 quilômetros, do Pamir a oeste do distrito de Wuqia na Região Autônoma Uygur de Xinjiang até ao ponto onde os canais principais de navegação dos rios Heilong e Wusuli se juntam, no distrito de Fuyuan, na província de Heilongjiang. A diferença horária entre os extremos oeste e este do País é ligeiramente superior a quatro horas.
Paises Vizinhos- Com mais de vinte mil quilômetros de fronteira, a China tem limites demarcados com doze países: Coréia a leste; Vietnam, Laos e Birmânia ao sul; Índia, Butão, Sikkim, Nepal, Paquistão e Afeganistão a sudoeste e oeste; Rússia a noroeste e nordeste; e a República Popular da Mongólia ao norte. Para leste, através do Mar Oriental da China, fica o Japão. As Filipinas, Bornéu, Malásia e Indonésia ficam para sudoeste e sul, para além do Mar do Sul da China.

Nenhum comentário: